Via Administrativa
Após montar uma pasta com toda a documentação (procedimento comum para todas as formas de reconhecimento da cidadania italiana), o interessado precisa viajar à Itália, e permanecer como residente legal, com comprovação da residência, durante todo o andamento do processo, que dura em média de 4 a 6 meses, variando de acordo com o comune, pois esses possuem autonomia na questão dos prazos e até de documentos exigidos.
A documentação (ou pasta) inicia com a certidão de nascimento do antepassado e segue com casamento e óbito (quando houver) do antenato e de todos os membros da árvore genealógica até chegar ao requerente e filhos (se houver).
O antenato deve obrigatoriamente ter nascido na Itália e morrido no Brasil, o casamento é indeferente.
Para a comprovação de residência, um oficial do comune vai até o endereço para comprovar aonde a pessoa reside. Nesse período, que por lei é de até 45 dias, a pessoa não pode se ausentar da moradia em horário comercial. Após esse período a pessoa pode sair e até viajar.
Depois que o comune confere toda a documentação e já tem a comprovação da residência o requerente pode trabalhar, muitas empresas aceitam o trabalhador com apenas o recibo.