Via Consulado
O consulado é uma representação administrativa e diplomática de um país dentro de outro território. A partir da constatação de que tem o direito à cidadania italiana ius sanguinis, o solicitante deve abrir seu processo no consulado e permanecer em uma fila até a convocação para a apresentação dos documentos necessários para obter a cidadania italiana.
É uma maneira procurada por ítalo-descendentes, além da via judicial e da via administrativa realizada na Itália. Essa via é indicada para pessoas que não tem absolutamente nenhuma pressa no reconhecimento da cidadania, para deixar como herança para os filhos.
As filas dos consulados são bastante longas e podem levar mais de uma década para a conclusão do processo. Assim que chegar a sua vez, os documentos deverão estar com todas as traduções juramentadas e apostiladas em cartório habilitado. Os documentos serão entregues para o consulado e iniciará o procedimento de avaliação.
O consulado, após a análise, comunicará a aprovação ou, caso contrário, poderá exigir algumas correções ou integrações. Após a conclusão do processo, o requerente será reconhecido cidadão italiano e terá direito à emissão de seu passaporte italiano.